O atacante Vitor Roque, de 20 anos, voltou a ser convocado para a seleção brasileira após dois anos afastado da Amarelinha. O camisa 9 do Palmeiras foi uma das principais novidades anunciadas pelo técnico Carlo Ancelotti nesta segunda-feira (3), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para os amistosos contra Senegal e Tunísia.
Com a convocação, o Palmeiras terá um desfalque importante na reta final do Campeonato Brasileiro da Série A, onde lidera com 65 pontos, um à frente do vice-líder Flamengo. Restam 7 rodadas para o final da competição. Contudo, para Palmeiras, Flamengo, Santos e Sport restam 8 jogos.
Jogos que Vitor Roque deve perder
A ausência de Vitor Roque está confirmada para pelo menos um jogo do Verdão:
Santos x Palmeiras – 15 de novembro (sexta-feira), na Vila Belmiro, pela 13ª rodada atrasada do Brasileirão. O confronto acontece no mesmo dia do amistoso Brasil x Senegal, às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres.
Além disso, o atacante também pode desfalcar o time no jogo seguinte:
Atlético-MG x Palmeiras – Marcado para acontecer entre os dias 18 e 20 de novembro, pela 34ª rodada do Brasileirão, na Arena MRV. Como o segundo amistoso do Brasil contra a Tunísia está programado para o dia 18, às 16h30, em Lille (França), Vitor Roque é dúvida para essa partida. Existe uma chance dele entrar em campo pelo Verdão.
Retorno à seleção após dois anos
A última convocação de Vitor Roque havia sido em março de 2023, quando o técnico Ramon Menezes o chamou para um amistoso contra o Marrocos. Na ocasião, ainda jogando pelo Athletico-PR, o atacante se tornou o jogador mais novo a estrear pela Seleção Brasileira desde Ronaldo, com apenas 18 anos e 25 dias.
Com o retorno ao futebol brasileiro, onde o Palmeiras investiu 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 152 milhões) para contratá-lo, foi fundamental para reconquistar a vaga na amarelinha.
Grande fase no Palmeiras
“Vitor Roque está jogando muito bem no Campeonato Brasileiro. Temos sete jogadores do Brasileirão e isso mostra que a seleção está atenta ao que está acontecendo por aqui”, destacou Carlo Ancelotti ao justificar a convocação.
Os números do atacante pelo Palmeiras justificam o reconhecimento. Em 50 jogos disputados nesta temporada, Vitor Roque marcou 17 gols e deu cinco assistências. No Brasileirão especificamente, são 13 gols e três assistências em 28 partidas. Já na Libertadores, onde o Palmeiras disputa a final, o Tigrinho contribuiu com quatro gols e duas assistências em 10 jogos.
Após um início difícil com críticas pelo jejum de gols, o atacante ganhou respaldo do técnico Abel Ferreira e se tornou peça fundamental do esquema palmeirense, formando boa dupla com o argentino Flaco López.
Prioridade é a Seleção
Questionado sobre possíveis conversas com Palmeiras e Flamengo, ambos brigando pelo título brasileiro e que terão jogadores convocados, Ancelotti foi categórico. “Conhecemos o calendário, mas acho que a prioridade nesse momento é a equipe nacional, a seleção brasileira”.
O Palmeiras celebrou a convocação nas redes sociais e desejou boa sorte ao atacante. Vitor Roque é o único representante alviverde na lista de 26 convocados, que conta com sete jogadores que atuam no futebol brasileiro.
Próximos compromissos da Seleção Brasileira:
- Brasil x Senegal: 15/11, às 13h, no Emirates Stadium (Londres)
- Brasil x Tunísia: 18/11, às 16h30, no Decathlon Stadium (Lille)
LEIA MAIS: Futuro presidente do Palmeiras? CEO da Cimed não descarta possibilidade no futuro
