O Palmeiras encerrou a preparação para o confronto direto contra o Cruzeiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Abel Ferreira terá de quebrar a cabeça para definir o time titular que entrará em campo às 20h30 em busca de aumentar a vantagem na liderança da competição.
Com cinco desfalques confirmados e um calendário apertado pela frente, o comandante português terá que fazer escolhas estratégicas na formação da equipe, equilibrando a necessidade de vencer para manter a ponta com a preservação de alguns atletas pensando na decisão da Libertadores contra a LDU, marcada para quinta-feira (30).
Cinco ausências confirmadas
Abel Ferreira não poderá contar com cinco jogadores para o duelo deste domingo. O lateral-esquerdo Piquerez é o único desfalque por suspensão, cumprindo gancho automático após ser expulso no clássico contra o Flamengo, no último domingo (19).
No departamento médico, quatro atletas seguem fora de combate. O goleiro Weverton continua se recuperando da fissura na mão direita e segue sem previsão de retorno. Os meio-campistas Paulinho e Lucas Evangelista também permanecem em tratamento de suas respectivas lesões e não foram relacionados.
A novidade negativa ficou por conta do volante Aníbal Moreno, que foi diagnosticado com edema na panturrilha esquerda e segue em tratamento no Núcleo de Saúde e Performance. O argentino já havia ficado fora do jogo contra a LDU, na última quarta-feira, e continua como dúvida para os próximos compromissos.
Jefté assume a lateral esquerda
Com a suspensão de Piquerez, a lateral esquerda será ocupada por Jefté. O jovem defensor, que é o reserva imediato do uruguaio, ganhará mais uma oportunidade como titular após já ter sido utilizado em outras ocasiões ao longo da temporada.
A presença de Jefté na formação inicial está praticamente confirmada, já que Vanderlan, outra opção para o setor, não vem sendo priorizado por Abel Ferreira nas últimas partidas.
Dúvidas no meio-campo e opções táticas
A ausência de Aníbal Moreno abre espaço para que Emiliano Martínez assuma a função de volante ao lado de outro meio-campista. O jovem argentino vem sendo utilizado com frequência e deve formar a dupla de contenção.
Mais a frente existe a possibilidade de poupar Andreas Pereira. Com isso, Allan deverá ser o titular, uma vez que Raphael Veiga está em péssimo momento. Sendo assim, Maurício também deve iniciar, ele que sequer entrou em campo contra a LDU.
No ataque, a dupla Flaco López e Vitor Roque deve iniciar mais uma vez. Contudo, existe uma pequena chance do argentino ser preservado de olho no confronto de quinta-feira pela Libertadores. Já na defesa, Bruno Fuchs e Murilo disputam uma vaga. Ambos falharam em confrontos recentes.
A provável escalação
Com base nas informações dos treinos e nas condições do elenco, a provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Cruzeiro deve ser: Carlos Miguel; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Jefté; Emiliano Martínez, Maurício, Felipe Anderson e Allan; Flaco López e Vitor Roque.
Técnico: Abel Ferreira
Dilema entre Brasileirão e Libertadores
O grande desafio de Abel Ferreira neste momento é equilibrar os objetivos do clube. O Palmeiras lidera o Brasileirão com 61 pontos, empatado com o Flamengo mas à frente pelo número de vitórias. E com a boa notícia de que o Flamengo já entrou em campo na rodada e acabou derrotado pelo Fortaleza na noite de sábado (25) por 1 a 0, no Castelão.
Por outro lado, o time precisa reverter uma derrota de 3 a 0 para a LDU no jogo de volta da semifinal da Libertadores. A equipe precisa vencer por quatro gols de diferença para avançar diretamente à final ou por três para levar a decisão aos pênaltis.
Diante desse cenário, o técnico português pode optar por poupar alguns jogadores contra o Cruzeiro, priorizando a partida pela Libertadores. No entanto, considerando a importância do confronto pelo Brasileirão e o fato de jogar em casa, a tendência é que Abel escale força máxima, deixando eventuais alterações para o decorrer da partida.
