O Palmeiras protagonizou uma das maiores viradas da história da Copa Libertadores na noite desta quinta-feira, 30. Com uma performance avassaladora e eficiente, o Verdão goleou a LDU por 4 a 0 no Allianz Parque, reverteu a derrota por 3 a 0 sofrida no jogo de ida em Quito e garantiu vaga na final do torneio continental.
Com gols de Ramón Sosa, Bruno Fuchs e dois de Raphael Veiga, o time comandado por Abel Ferreira fez valer o apoio da torcida que lotou o Allianz Parque e escreveu mais um capítulo épico na história alviverde. Esta será a sétima final de Libertadores do Palmeiras, que vai em busca do seu quarto título.
O jogo
O primeiro tempo foi de domínio absoluto palmeirense. Aos 19 minutos, Ramón Sosa abriu o placar de cabeça após cruzamento preciso de Allan. O Verdão seguiu pressionando e criando oportunidades, mas não aproveitou. Vitor Roque desperdiçou uma oportunidade de ouro.
Contudo, nos acréscimos da etapa inicial, aos 49 minutos, Bruno Fuchs ampliou o marcador em jogada ensaiada de bola parada com assistência de Vitor Roque. O time de Abel Ferreira ia para o intervalo com metade do caminho percorrido.
No segundo tempo, Raphael Veiga assumiu o protagonismo. Ele entrou durante a segunda etapa e logo de cara cobrou uma falta perigosa que terminou com a defesa do goleiro equatoriano. Mas, aos 22 minutos, o camisa 23 fez o terceiro gol após linda tabela com Vitor Roque, empatando o confronto no placar agregado.
Só que a estrela da noite foi o jovem Allan, de apenas 21 anos. Individualmente o grande destaque palmeirense na noite. E em jogada individual pela direita, ganhou de quatro defensores da LDU e foi derrubado na área. Aos 37 minutos, Veiga converteu o pênalti com categoria, batendo no meio do gol e consumando a virada histórica. Foi o gol de número 109 do meia em 373 partidas com a camisa alviverde.
Final brasileira contra o Flamengo
Com a classificação garantida, o Palmeiras enfrentará o Flamengo na grande final, marcada para 29 de novembro, em Lima (por enquanto), no Peru. O confronto será no Estádio Monumental de Lima, repetindo a final de 2021 disputada em Montevidéu, quando o Verdão conquistou o tricampeonato em cima dos cariocas vencendo por 2 a 1 na prorrogação.
LEIA MAIS: CEO da Cimed não descarta ser presidente do Palmeiras no futuro
