O técnico Abel Ferreira enfrenta um dos maiores desafios da temporada para escalar o Palmeiras no clássico contra o Santos, neste sábado (15), às 21h, na Vila Belmiro. Em partida atrasada da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o comandante português terá que montar o time praticamente sem peças fundamentais: serão 12 ausências confirmadas, mais de um time inteiro de desfalques.
O cenário complicado para o líder do Brasileirão se consolidou ao longo desta segunda-feira (10), quando o Uruguai anunciou a convocação de mais três jogadores alviverdes e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a suspensão do meia Allan. Com isso, Abel Ferreira precisará apelar para atletas com menos minutagem na temporada.
A lista completa de ausências
Convocados (7 jogadores)
A convocação de Piquerez, Emi Martínez e Facundo Torres pelo técnico Marcelo Bielsa representou o golpe final na escalação palmeirense. Os três defenderam o Uruguai em amistosos contra México (dia 15) e Estados Unidos (dia 18), o que os torna ausências certas para o clássico e dúvidas para o próximo compromisso, contra o Vitória.
Piquerez vinha sendo utilizado como lateral-esquerdo titular e sua ausência obriga Abel a improvisar ou escalar Jefté na posição. Emiliano Martínez, que disputa posição no meio-campo, e Facundo Torres, reserva de luxo, também deixam lacunas importantes no banco de opções do treinador.
Gustavo Gómez e Ramón Sosa foram convocados pela Seleção do Paraguai para enfrentar Estados Unidos (15) e México (18) durante a Data Fifa. A ausência de Gómez é muito sentida, pois trata-se do capitão do time e uma das principais lideranças do elenco palmeirense. Além disso, Sosa, que vinha ganhando minutagem como opção ofensiva, também fica de fora, reduzindo as alternativas de Abel para o setor de ataque.
Vitor Roque foi convocado pela Seleção Brasileira comandada por Carlo Ancelotti para os amistosos contra Senegal (dia 15) e Tunísia (dia 18). A ausência do jovem artilheiro, que vinha crescendo de produção nas últimas partidas, representa perda significativa no poder ofensivo palmeirense.
Por fim, Flaco López foi chamado por Lionel Scaloni e disputará apenas um amistoso, contra Angola, no dia 14. Apesar de ter compromisso único, não existe certeza da participação de Flaco no ataque palmeirense.
Suspensos (2 jogadores)
O ponta Allan foi julgado pelo STJD nesta segunda-feira (10) por uma expulsão ocorrida no jogo contra o Fluminense, em 23 de julho, mantendo a decisão da suspensão por duas partidas.
Na ocasião da expulsão, Allan acertou uma cotovelada em Samuel Xavier aos 49 minutos do segundo tempo. Inicialmente, recebeu cartão amarelo, mas após revisão do VAR, o árbitro Ramon Abatti Abel aplicou o vermelho direto, descrevendo em súmula que o palmeirense acertou a cabeça do adversário com o cotovelo, usando força excessiva e fora da disputa de bola.
Revelado pela Academia, o jovem de 21 anos atua em diversas posições: meia-atacante, ponta esquerda e até segundo volante, sendo uma das principais opções de Abel Ferreira para variações táticas.
Além disso, Andreas Pereira recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Mirassol por 2 a 1, no último domingo (9), e cumprirá suspensão automática.
Lesionados (3 jogadores)
Weverton, Paulinho e Lucas Evangelista são os três atletas palmeirenses lesionados e que não disputam o clássico contra o Santos. Com o trio somado aos outros nove, Abel Ferreira terá um total de 12 desfalques para o clássico de sábado.
Histórico recente favorece o Palmeiras
Nos últimos confrontos entre as equipes, o Palmeiras levou vantagem. Mesmo desfalcado, o Verdão chega como favorito para o clássico, não apenas pela qualidade do elenco, mas também pelo momento vivido por cada equipe.
Enquanto o Palmeiras briga pelo título brasileiro e está classificado para a final da Libertadores, o Santos passa por reformulação e luta contra o rebaixamento à Série B. A diferença de momento pode ser determinante, mesmo com o fator casa pesando a favor do Peixe. Ou seja, o palmeirense pode manter o otimismo para o clássico. Contudo, a tendência é de um jogo tenso e disputado.
LEIA MAIS: Palmeiras oficializa contratação de promessa marfinense
