Palmeiras já conhece seus jogos na primeira fase do Paulistão 2026

Palmeiras conhece adversários no Paulistão 2026, que terá regulamento inspirado na Champions League

Notícias

O Palmeiras já sabe quem enfrentará na primeira fase do Campeonato Paulista de 2026, que estreia um regulamento totalmente reformulado. Em sorteio realizado na noite desta terça-feira (11), no Mercado Livre Arena Pacaembu, a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os oito adversários do time comandado por Abel Ferreira.

O Verdão terá pela frente: Santos, São Paulo, Corinthians, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP. Com isso, o time alviverde enfrentará todos os seus maiores rivais logo na primeira fase, assim como previsto anteriormente. Todos os grandes de São Paulo vão jogar entre si.

Esta será a primeira edição do Paulistão sob um novo sistema de disputa inspirado na reformulação recente da Champions League. A mudança foi necessária para adequar o estadual às diretrizes da CBF.

No novo modelo, os 16 participantes foram divididos em quatro potes. Cada equipe enfrenta os três adversários do próprio pote, além de outros cinco clubes sorteados de grupos diferentes, totalizando oito partidas na fase inicial.

O Palmeiras integrou o Pote A ao lado de Corinthians, São Paulo e Santos, os quatro maiores do estado. A FPF garantiu que todos os clássicos tradicionais acontecessem já na primeira fase, atendendo ao apelo dos torcedores e das emissoras de televisão.

Desafios para o Verdão

Além dos três clássicos tradicionais, o Palmeiras terá confrontos contra equipes que se destacaram no cenário paulista recente. O Novorizontino, que surpreendeu nas últimas edições, e o Mirassol, que está muito próximo de garantir presença na Libertadores 2026.

O duelo contra o Guarani, clube tradicional de Campinas, assim como contra a Portuguesa também fazem parte do calendário palestrino. Fechando a lista, o Botafogo-SP, que retorna à elite estadual, representa o chamado “jogo obrigatório” contra equipes teoricamente mais frágeis (ainda sim é uma equipe que está na Série B do Brasileiro).

Mata-mata reduzido

Ao término da fase de liga, os oito melhores colocados na classificação geral avançam às quartas de final. As fases eliminatórias, até a semifinal, serão disputadas em jogo único, aumentando a pressão sobre cada partida. Apenas a grande decisão manterá o formato de ida e volta, tradição preservada pela FPF.

O formato reduzido visa dar mais tempo para os clubes se prepararem para o Campeonato Brasileiro, que começa em 28 de janeiro. Com a primeira rodada marcada para 11 de janeiro e a final prevista para 8 de março, o Palmeiras terá menos de dois meses para buscar seu 27º título estadual.

O Verdão chega à temporada 2026 como o grande favorito ao título, mesmo tendo perdido a final de 2025 para o seu maior rival, o Corinthians.

LEIA MAIS: Palmeiras soma 12 desfalques contra o Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *