Na noite de 30 de outubro de 2025, o Palmeiras protagonizou mais um capítulo épico de sua vitoriosa trajetória sob o comando de Abel Ferreira. Em uma data simbólica, exatamente cinco anos desde que foi anunciado pelo clube, o técnico português conduziu o time à maior virada da história das semifinais da Copa Libertadores, derrotando a LDU por 4 a 0 no Allianz Parque e revertendo a derrota de 3 a 0 sofrida em Quito. A remontada colocou o Palmeiras novamente na final de uma Libertadores, contra o Flamengo, dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Este momento histórico se junta a uma galeria de façanhas que transformaram Abel Ferreira no técnico mais vitorioso da história do Palmeiras. Com dez títulos em cinco temporadas pelo Palmeiras, Abel Ferreira está empatado com Oswaldo Brandão como o treinador com mais conquistas pelo clube. Até por isso, momentos épicos não faltaram. Que tal reviver alguns desses momentos?
Relembre outros 12 momentos que marcaram a trajetória de Abel no Verdão:
1. O primeiro grande feito da “Era Abel”: River Plate 0x3 Palmeiras (2020)
O primeiro momento de glória de Abel Ferreira no Palmeiras aconteceu em 5 de janeiro de 2021, na Argentina, pela semifinal da Libertadores 2020. O Palmeiras visitou a equipe do River Plate e, pela contagem de 3 a 0, superou a equipe argentina, no Estádio Libertadores da América, com gols de Rony, no primeiro tempo, e de Luiz Adriano e Viña, na etapa final.
A escalação ousada de Abel surpreendeu. Escalado com um trio de volantes da base alviverde, o Alviverde suportou a pressão inicial dos argentinos e abriu o placar com Rony, ainda no primeiro tempo. O River Plate vinha de duas finais consecutivas de Libertadores e era um dos favoritos ao título. A vitória representou uma das maiores conquistas de um clube brasileiro na história da competição e anunciou ao continente que um novo gigante da Libertadores havia surgido.
2. O gol que vale uma eternidade: Palmeiras 1×0 Santos (2020)
Após 21 anos de espera, o Palmeiras voltou a conquistar a Libertadores em 30 de janeiro de 2021, no Maracanã. O Palmeiras repetiu a façanha de vencer a Libertadores da América ao superar o Santos com gol nos últimos minutos de acréscimo do segundo tempo, marcado por Breno Lopes, de cabeça, após assistência precisa de Rony.
Aos 53 minutos do segundo tempo, o Palmeiras iniciou uma jogada no meio-de-campo, com o volante Danilo invertendo a bola para Rony na ponta direita. Ele cruzou na segunda trave para o atacante Breno Lopes, que se projetou por trás do lateral Pará e cabeceou no canto superior oposto do goleiro John. O gol evitou que o Santos se tornasse tetracampeão da Libertadores e marcou o início de uma era dourada para o Palmeiras.
3. Superando o favorito: Palmeiras 2×1 Flamengo (2021)
Em 27 de novembro de 2021, no Estádio Centenário, em Montevidéu, o Palmeiras conquistou seu terceiro título da Libertadores ao vencer o Flamengo, então favorito, por 2 a 1 na prorrogação. Gol de Raphael Veiga aos quatro do primeiro tempo e de Gabriel para o Rubro-Negro, aos 26 do segundo, e de Deyverson, aos quatro do primeiro tempo da prorrogação, o Verdão levou a melhor e superou o rival.
No começo da prorrogação, um erro do então meia flamenguista Andreas Pereira no campo de defesa possibilitou ao centroavante palmeirense Deyverson roubar a bola e marcar o gol de desempate, resultado que o Palmeiras manteve até o final da partida. Foi a terceira conquista de Libertadores do clube paulista e o bicampeonato consecutivo, algo que não ocorria desde 2001, quando o Boca Juniors realizou tal façanha.
4. Eliminando o rival: Palmeiras 3×0 São Paulo (2021)
Na Libertadores de 2021, o Palmeiras quebrou um tabu histórico ao eliminar o São Paulo, que já havia tirado o Verdão da competição em outras ocasiões. Após empate na ida no Morumbi, o Verdão conquistou uma classificação expressiva ao derrotar o rival por 3 a 0 no Allianz Parque nas quartas de final. A vitória foi especial pelo placar e por representar a superação de um obstáculo histórico contra um dos principais rivais.
5. Virada épica do Paulistão: Palmeiras 4×0 São Paulo (2022)
Uma das maiores viradas da história do futebol paulista aconteceu na final do Campeonato Paulista de 2022. No primeiro jogo, no Morumbi, um pênalti polêmico marcado por ‘bola na mão’ de Marcos Rocha deu o primeiro gol ao time tricolor. Os mandantes chegaram a abrir 3 a 0 no placar, mas Raphael Veiga converteu falta aos 39 da etapa final para dar “um gás a mais” ao Verdão.
A volta foi um jogo histórico, com direito a show e goleada. O time de Abel Ferreira entrou determinado a reverter o placar da ida e sair do Allianz Parque com o título. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Danilo e Zé Rafael já tinham empatado o confronto no placar agregado. Raphael Veiga marcou dois gols e se consolidou como um dos grandes ídolos da era Abel Ferreira.
6. Eficiência defensiva e nas penalidades: Quartas da Libertadores 2022
Em uma das partidas mais dramáticas da história recente do Palmeiras, o time eliminou o Atlético Mineiro nas penalidades pelas quartas de final da Libertadores de 2022. Após dois empates, um em Minas e outro no Allianz Parque, o Palmeiras teve dois jogadores expulsos e precisou fazer uma partida impecável defensivamente para segurar o empate e levar a decisão para as penalidades máximas, onde se classificou.
7. Quebrando a invencibilidade do Galo: Libertadores 2021
O Galo era tido como melhor time do continente em 2021, sendo campeão brasileiro, da Copa do Brasil e chegava na semifinal da Libertadores em alta e decidia em casa depois de empate por 0x0 no Allianz. O Atlético-MG saiu na frente jogando no Mineirão, mas um gol de Dudu nos minutos finais decretou a classificação alviverde que partiu para o título contra o Flamengo. A eliminação do grande favorito foi fundamental para a conquista do tricampeonato continental.
8. Virada improvável e arrancada para o 12º brasileiro: Botafogo 3×4 Palmeiras (2023)
Um dos jogos mais incríveis da história do futebol brasileiro aconteceu em 1º de novembro de 2023, no Estádio Nilton Santos. Depois de sair perdendo por 3 a 0 no primeiro tempo, o Palmeiras aplicou uma virada histórica contra o Botafogo e venceu o rival alvinegro por 4 a 3.
O jogo chave para o título aconteceu na 31ª rodada. Empolgados, os donos da casa partiram para cima desde os primeiros minutos e foram para o intervalo com 3 a 0 no placar. Foi quando começou a brilhar a estrela de Endrick. O jovem marcou dois gols, Flaco López empatou e Murilo, nos acréscimos, completou a virada histórica que mudou o rumo do Campeonato Brasileiro.
9. Arrancada histórica: Brasileirão 2023
A conquista do Brasileirão de 2023 foi uma das mais impressionantes da história do futebol nacional. A trajetória do campeão ficará marcada como uma das reviravoltas mais incríveis de todos os tempos no país. Líder por 31 rodadas, o Botafogo encerrou o primeiro turno com 13 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, então terceiro colocado. E o time carioca ainda chegou a abrir 14 pontos da equipe paulista.
O Palmeiras foi em busca, reduziu a diferença com a virada histórica no Nilton Santos e, após uma sequência impressionante de vitórias, a goleada por 4 a 0 sobre o América-MG na 36ª e os tropeços de Flamengo e Botafogo deixaram o Maior Campeão do Brasil com três pontos de vantagem sobre os concorrentes. O título foi confirmado com empate contra o Cruzeiro no Mineirão.
10. Show de Veiga e Menino: Palmeiras 4×3 Flamengo (2023)
A final da Supercopa do Brasil de 2023 foi um espetáculo à parte. O Palmeiras virou e venceu o Flamengo por 4 a 3 em um jogaço marcado pelo show de Raphael Veiga e Gabriel Menino. A partida mostrou a capacidade de reação do time de Abel Ferreira mesmo em jogos decisivos contra os principais adversários do futebol brasileiro.
11. Tricampeonato paulista: Palmeiras 2×0 Santos (2024)
Depois de perder o jogo de ida da final por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Palmeiras venceu o Santos no duelo de volta por 2 a 0, no Allianz Parque, e conquistou seu quarto título de Campeonato Paulista em cinco anos, o terceiro consecutivo. Os gols da vitória foram marcados por Raphael Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno. A conquista igualou o feito de 1932/33/34 e consolidou a hegemonia alviverde no futebol paulista.
12. Exorcizando o Botafogo: Super Mundial 2025
O Palmeiras derrotou o Botafogo por 1 a 0, na Filadélfia, no primeiro tempo da prorrogação, com Paulinho marcando um belo gol e decidindo o duelo. O Botafogo vinha de vitória contra o PSG e estava embalado. Richard Ríos teve uma atuação excepcional, comandando o time como um maestro na distribuição de jogo, virando a bola, tabelando e chegando ao fundo. A vitória representou a quebra de uma sequência negativa contra o rival carioca e garantiu a classificação para as quartas de final do torneio mundial.
Com esses momentos inesquecíveis, Abel Ferreira consolidou seu nome como um dos maiores treinadores da história do Palmeiras. Agora, o português tem mais uma chance de aumentar ainda mais seu legado na final da Libertadores de 2025 contra o Flamengo, em Lima.
Uma vitória garantirá ao futebol brasileiro seu primeiro tetracampeão da competição e colocará Abel Ferreira definitivamente no panteão dos maiores técnicos do futebol sul-americano.
LEIA MAIS: Palmeiras lidera arrecadação em premiação na Libertadores 2025
